A Prefeitura de Contagem segue intensificando as ações de prevenção contra a dengue, chikungunya e zika vírus. Para ajudar na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, nesta terça-feira (4/2), o município recebeu 42 militares do Exército Brasileiro, da 4ª Região Militar, para atuarem junto com os Agentes de Combate às Endemias (ACE), nas visitas domiciliares. O trabalho está ocorrendo, principalmente, nas áreas críticas do município.
Para dar as boas-vindas aos militares, a prefeita Marília Campos os recebeu com um café da manhã no Sest Senat. Em suas palavras, a chefe do executivo agradeceu o apoio dos militares e reforçou a importância desse trabalho preventivo nas residências. “Vocês vão somar a uma grande equipe. Atualmente, são 240 agentes de endemias que, junto com vocês, vão fazer o trabalho de convencimento, porque nós sabemos que, se hoje tem o mosquito da dengue, é porque não estamos fazendo o trabalho preventivo dentro das nossas casas e quintais. Sejam bem-vindos nesse esforço do nosso município de combater a dengue”.
O tenente-coronel Barradas expressou satisfação com o trabalho desempenhado pelos militares junto aos ACEs. “Tenho uma honra muito grande em permitir o apoio das nossas tropas ao município de Contagem. Essa integração e interação com a sociedade é muito importante. E como diz: braço forte, mão amiga. É hora da gente estender a mão amiga para contribuir para que esses índices mencionados diminuam. Que tenhamos uma boa missão!”, desejou.
De acordo com a subsecretária de Atenção à Saúde, Rejane Letro, as áreas foram mapeadas e identificadas pela nossa equipe. "Fizemos esse trabalho de identificação das áreas mais críticas e esses locais estão recebendo várias atividades de prevenção”.
Informações e o planejamento das ações foram detalhados durante reunião, na manhã desta terça-feira (4/2) - Fotos: Fábio Silva/PMC
Visitas
Após as boas-vindas, os militares seguiram para os distritos Nacional e Vargem das Flores, para dar início aos trabalhos junto aos ACEs. Na oportunidade, eles percorreram as áreas previamente mapeadas, visitando as residências, conversando com os moradores e, claro, eliminando os possíveis criadouros do mosquito. Para a moradora do bairro Nacional, Ana Lucia Siqueira, que recebeu uma equipe em sua residência, essa ação da Prefeitura em parceria com o Exército é muito importante. Segundo ela, sua família mantém cuidados regulares em casa, incluindo a remoção de objetos que possam acumular água e virar criadouro do mosquito. “Nem todas as casas fazem essa vistoria nos quintais pelo menos uma vez por semana. Então, eu acho muito importante essa visita e a presença de vocês aqui. Isso é um incentivo para nós mesmos, pois às vezes esquecemos de verificar nossos espaços e, quando os agentes passam, nós lembramos”, pontuou.
O trabalho dos agentes e militares vai acontecer ao longo do mês de fevereiro em todas as regiões da cidade. Nas sextas e segundas-feiras, os ACEs realizam a mobilização na área mapeada e, nas terças e quintas-feiras, as visitas são realizadas com o apoio dos militares.
Militares e agentes fizeram um trabalho de porta-a-porta para instruir moradores e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Fotos: Fábio Silva/PMC
Confira o cronograma das visitas domiciliares por região:
Distrito Vargem das Flores
• Mobilização: 31/01 e 03/02
• Visita dos agentes e militares: 04 e 06/02
Distrito Nacional
• Mobilização: 31/01 e 03/02
• Visita dos agentes e militares: 04 e 06/02
Distrito Riacho
• Mobilização: 07 e 10/02
• Visita dos agentes e militares: 11 e 13/02
Distrito Ressaca
• Mobilização: 07 e 10/02
• Visita dos agentes e militares: 11 e 13/02
Distrito Industrial
• Mobilização: 14 e 17/02
• Visita dos agentes e militares: 18 e 20/02
Distrito Sede
• Mobilização: 14 e 17/02
• Visita dos agentes e militares: 18 e 20/02
Distrito Eldorado
• Mobilização: 21 e 24/02
• Visita dos agentes e militares: 25 e 27/02
Distrito Petrolândia
• Mobilização: 21 e 24/02
• Visita dos agentes e militares: 25 e 27/02
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.